Eu Posso Espaçar Os Filhos? | 6 de 365

Eu Posso Espaçar Os Filhos?

É enorme a falta de informação dos cristãos quanto às normas da moral sexual. Parece que não querem saber quais são os desígnios de Deus sobre esse tema. Ainda vamos falar mais sobre o assunto, mas para auxílio dos que estão preocupados sobre com os princípios que regem a vida sexual dos casados, aqui vai a orientação da Igreja para os cristãos.

Para viver a moral sexual segundo os mandamentos de Deus é necessário ter em conta razões realmente importantes para fazê-lo. Estas razões foram explicitadas pelo Papa Paulo VI, no profético documento Humanae Vitae, e ratificadas por João Paulo II, no documento Familiaris Consortio.

Um casal católico pode usar do ato conjugal próprio dos esposos sem o desejo de filhos se: 1) faltar condições financeiras para gerar e educar os filhos que Deus quiser-lhes enviar; 2) faltar condições de saúde física ou psíquica para um ou ambos os cônjuges. Desnecessário afirmar que não se podem usar métodos contraceptivos artificiais para espaçar os filhos. Além disso, é importante notar que os empecilhos citados não são álibis eternos para o espaçamento indefinido de filhos. O casal tem o direito de espaçar os filhos segundo as dificuldades nascidas da falta de recursos ou da falta de saúde. Contudo, todo direito se relaciona, de outro lado, com um dever. Assim, se o direito ao espaçamento deve ser considerado e só a família pode julgar se e como realizá-lo, tais dificuldades geram o dever de tratar desses impedimentos, a fim de que o casal tenha condições para receber os filhos que Deus desejar enviar-lhes. Deve-se considerar, inclusive, mudar de emprego e procurar ajuda médica especializada para superar problemas.

Veja o vídeo abaixo e entenda um pouquinho do que se trata. Muita dor e sofrimento podem ser poupados sabendo qual a doutrina católica sobre os filhos. A ignorância nunca é boa conselheira.

 

Assinar o canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOWheh0yDnlUBSp9wynm3HQ?sub_confirmation=1

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *