E se Deus não existir? É possível compreender Deus pela razão? | 92 de 365

E se Deus não existir? É possível compreender Deus pela razão?

Toda a doutrina para a santificação da família está apoiada no fato de que há um Deus, cujos desígnios para a família se constituíram para além da vontade humana. Portanto, a felicidade de todo homem – crente ou não! – é entender esses desígnios e cumpri-los fielmente, ainda que vejam neles não Deus, mas a lei da natureza, a lei da biologia, ou algo do gênero. Contudo, podemos propor para as famílias cristãs uma compreensão de Deus que prescinda da fé? Ou para as famílias não cristãs, podemos propor a razoabilidade da existência de Deus? Pois veja, para quem se importa com a família, a existência de um Deus que dê suas normas e orientações para o matrimônio transforma completamente o modo de abordagem do assunto. Não se trata mais de, às apalpadelas, esposo e esposa tentarem descobrir o fim do matrimônio a partir de baixo, mas de receber do alto os fins e os meios que Deus colocou para o sacramento do matrimônio.

Distingam-se duas posturas, antes de tudo: o Deus da fé e o Deus reconhecido pela inteligência. Ao primeiro, não há abordagem natural de princípio. Os dados revelados não são dedutíveis pela inteligência. Pelo contrário, estes nos são dados e, posteriormente, podem ser tratados de modo racional. O Deus reconhecido pela inteligência não é outro Deus, é o mesmo Deus, mas o modo de apreensão não é o da revelação, seus conteúdos e existência não decorrem da revelação mas do esforço humano de ascensão da inteligência ao princípio primeiro, causa última de tudo o que é.

Santo Tomás de Aquino, Doutor da Igreja e filósofo imponente, propôs 5 vias para provar racionalmente a existência de Deus. Uma delas é a via da contingência, que diz o seguinte: tudo o que um dia não será, num dia não foi. Ora, voltando ao passado, tudo o que existe hoje, em algum tempo, não era. Mas como o que não é pode vir a ser? Isso só é possível se existir um ser necessário, que cause e sustente os contingentes. E esse é Deus.

Diante da evidência da existência de Deus, eu preciso mudar minha compreensão acerca da família. Sua família pode e precisa mudar para que cumpramos os desígnios de Deus, o que Ele sonhou para você.

Por favor, compartilhe o vídeo para seus contatos e curta a nossa fanpage. Ajude-nos a formar matrimônios mais santos e a salvar famílias para Deus.

Por favor, assine o canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOWheh0yDnlUBSp9wynm3HQ?sub_confirmation=1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *