Dica de Cinema: Modigliani, Mick Davis | 47 de 365

Dica de Cinema: Modigliani, Mick Davis

Um dos filmes que mais gosto é Modigliani. Andy Garcia interpreta o pintor italiano, antagonista de Pablo Picasso. São muitas as reflexões que o filme traz, mas vou propor uma meditação para as famílias.

Amadeo e Jeanne têm um relacionamento conturbado: eles são de mundos diferentes. Eles não têm a mesma religião, eles não têm as mesmas ambições, eles não são do mesmo mundo conceitual, eles não amam nem odeiam as mesmas coisas. O que os une é a paixão dos seus corpos. Modigliani é incapaz de abandonar as paixões sensíveis pela mulher e filha. Jeanne, pelo contrário, dá tudo o que tem até o limite da indignidade. Era óbvio que esse relacionamento não poderia dar certo.

Para a reflexão, é preciso prestar atenção para além das aparências. Apesar de o filme ter a pegada romântica de Hollywood, não se trata de um conto de fadas. Estamos diante de um verdadeiro drama, uma tragédia das mais cruas. O valor dessa película está em alertar-nos para a absoluta semelhança do relato da vida de Modigliani e de Jeanne e de outros casais contemporâneos.

O casal vivia de imanência: Jeanne tinha em Amadeo, sua alegria. Amadeo tinha em Jeanne sua alma. Nenhum relacionamento se mantém de pé com esses critérios. A história de Modigliani e sua esposa tem algo a ensinar aos casais católicos de todas as épocas: não deixe que seu cônjuge seja seu maior tesouro. O coração humano quer mais, quer tudo, quer o Céu. De modo relativo, sim, o esposo é a alegria da esposa; a esposa, a pérola preciosa. Mas de modo preciso, só Deus pode satisfazer o coração humano. Jeanne e Modigliani não entenderam isso e o matrimônio deles foi infeliz até o fim. Sem algum nível de transcendência e abnegação, o matrimônio se torna uma experiência muito dolorosa e sofrida.

Por favor, compartilhe o vídeo para seus contatos e curta a nossa fanpage. Ajude-nos a formar matrimônios mais santos e a salvar famílias para Deus.

Assinar o canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOWheh0yDnlUBSp9wynm3HQ?sub_confirmation=1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *